O transporte de um sofá é um dos momentos mais delicados durante uma mudança. O móvel pode ser difícil de carregar por conta de seu tamanho e a falta de cuidado/ conhecimento na hora de transportá-lo pode causar danos e avarias.
Mesmo os sofás de couro, que são extremamente duráveis e resistentes, precisam de tratamento especial na hora da mudança.
Separamos, neste blogpost, algumas dicas de cuidados com o seu sofá de couro para quando você precisar transportá-lo
Para sofás desmontáveis
Nem todos os sofás apresentam esta possibilidade. Se for o caso do seu, boa parte do problema está resolvido, pois, a dificuldade mais comum na hora de transportar o móvel é o tamanho.
Desmontá-lo facilita todas as outras etapas do processo de mudança e ajuda a preservar o seu sofá de couro.
Para sofás não desmontáveis
Caso o seu sofá não desmonte, há a possibilidade de içá-lo. Este procedimento consiste em suspender o móvel e passá-lo através de uma porta ou janela.
Esse método é muito útil para espaços pequenos, que não permitem passagem pela porta. Entretanto, para que ele funcione bem e sem riscos de acidente, é preciso que as cordas que seguram o sofá sejam firmes e resistentes, além de uma equipe qualificada para executar o trabalho.
No caso de prédios, pode ser necessário pedir autorização do condomínio previamente.
Embale seu sofá para a mudança
Esta dica é válida para qualquer tipo de sofá. A diferença é que, no caso dos desmontáveis, deve-se lembrar de separar as peças antes do procedimento e embalá-las separadamente.
O melhor material para embalar o seu sofá de couro é o plástico bolha, que possui estrutura acolchoada para proteger o móvel contra impactos. Por ser feito de plástico, também evita a passagem de água e/ou outros tipos de líquido.
O recomendado é utilizar duas camadas do material por toda a extensão do sofá, incluindo a parte de baixo e as laterais. Por fim, fixe as pontas com fita adesiva.
Dica importante: Além de utilizar o plástico, por conta da impermeabilidade, reforce a proteção envolvendo o sofá com espuma e papelão, principalmente nas pontas, para evitar danos durante o transporte.
Sujou! E aí?
Mesmo tomando todos os cuidados, pode ser que o móvel chegue da mudança sujo. Esta é uma das situações na qual você agradecerá por ter escolhido um sofá de couro – seu processo de higienização é extremamente rápido e simples.
Um pano úmido, geralmente, é tudo o que você precisa para acabar com a sujeira. Caso uma limpeza mais profunda seja necessária, prepare uma solução com sabão neutro e água para passar por toda a superfície do móvel. Em seguida, remova o excesso com o pano úmido e finalize com um pano seco.
Cuidado! O barato pode sair caro
Qualquer mudança tem a chance de prejudicar alguns móveis. Não tem como evitar a passagem por portas, elevadores e caminhões e o seu sofá de couro pode pagar o preço.
Por esta razão, é recomendável que você contrate um serviço profissional na hora de realizar a mudança. Este investimento pode fazer com que você poupe dinheiro com a manutenção ou, até, substituição de móveis danificados.